Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

segunda-feira, 1 de julho de 2002

Caetano Veloso no Quarta Tem

Publicado na edição nº658, de 2002, no Jornal Folha do Sudoeste

Caetano Veloso, este foi o primeiro artista brasileiro escolhido para ser homenageado pelo “Quarta Tem”, projeto de autoria do teatrólogo Luciano Caudas, viabilizado pelo apoio da Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Cultura de Rio Verde, Rio Verde Palace Hotel e empresas locais. O lançamento oficial foi no último dia 29, quarta-feira, o local não poderia ser mais adequado, para a homenagem a um dos líderes do movimento tropicalista, o jardim da piscina do Rio Verde Palace.

A música para a alma de Caetano adentrou a noite na vós (e violão) de Rodrigo Lima, acompanhado pelo ritmo afro do percussionista baiano Edson Boleda. Luciano Caldas, em performance teatral, declamava letras “Caetanas” e nos contava um pouco da rica história de vida e carreira do compositor.

O projeto, nos conta Luciano, vem com objetivo de divulgar as atrações culturais e turísticas de Rio Verde. No futuro, espera-se a oportunidade de realizar apresentações em outras cidades da região onde será apresentado o potencial que a “cidade das abóboras” tem. “A idéia é que o ‘Quarta Tem’ leve o espetáculo à ouras cidades, inicialmente às cidades próximas, com a estrutura que e se tem. Reunindo pessoas, nós estaremos divulgando listas de hotéis, restaurantes e eventos que tenham uma data, hoje nós temos o ‘Beco da Cultura’ toda segunda, se Deus quiser teremos a ‘Quarta Tem’ toda quarta, em algum lugar. Então as pessoas podem colocar Rio Verde no calendário de final de semana e/ou dias específicos”.

Ao contrário do que se pode pensar, a organização deste evento não apresentou dificuldades quanto ao apoio. Não houve, desta vez, aquele choque cultural que espera-se de uma realização deste tipo no interior, o empresariado, assim como a Secretaria de Ciências Tecnologia e Cultura, colaboraram bastante. “Todos, quando procurados uma vez, voluntariamente fizeram. Então acho que Rio Verde está num momento muito fértil para iniciativas culturais, contando que elas consigam ter uma consistência para evoluir. E a gente pode ver que tem público, que tem pessoas interessadas, realmente a gente está disposto a continuar”, declarou Luciano Caldas, que ainda completou dizendo que isso muito se deve ao contingente de pessoas que imigraram para Rio Verde nos últimos tempos, gente que possui como hábito a boa cultura.

Dando continuidade ao projeto, Luciano quer fazer um “Quarta Tem” no dia 2 de junho, dia dos namorados, espetáculo com muito romantismo e aberto a toda população rio-verdense. Dentre os artistas que serão homenageados nas próximas apresentações, estão em pauta Cazuza, Zé Ramalho e Chico Buarque.

Nenhum comentário: