Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

segunda-feira, 20 de maio de 2002

Encontro reúne 15 cidades

Publicado na edição nº656, de 2002, no Jornal Folha do Sudoeste

O encontro do ultimo dia 17, Sexta-feira, em Rio Verde, teve como tema o Programa de Ações Ambientais Integradas (PAAI). Dos 81 municípios convidados, apenas 15 compareceram com suas delegações e secretários de meio ambiente. Mesmo assim, o resultado foi considerado positivo por parte dos técnicos a Agência Ambiental de Goiás, promotora do evento.

Estiveram presentes o presidente da Agência Ambiental Paulo Souza Neto, o prefeito de Rio Verde Paulo Roberto Cunha e o Diretor do PAAI Emiliano Lobo de Godoi. Pela manhã, foi realizado, no auditório do Sindicato Rural de Rio Verde, seminário para discussão do novo programa que consiste na descentralização das ações ambientais, uma forma de fortalecer as secretarias municipais de meio ambiente em todo Estado.

No período da tarde, foi realizado fórum reunindo os secretários do meio ambiente das cidades que compareceram. “Os municípios estão se encontrando e procurando soluções conjuntas, trocando experiências e estabelecendo melhor a parceria que hoje existe entre as prefeituras e a Agência Ambiental”, explicou Odete Ganan, técnica da Agência Ambiental. Rio Verde foi sede do quarto encontro realizado no estado, os demais ocorreram em Luziânia, Mara Rosa e Morrinhos, sendo que no dia 21 de maio, ocorre o quinto e último encontro em Mozarlândia e englobará 40 municípios da bacia do Rio Araguaia.

Neste fórum, foram apresentados, pelos representantes dos municípios, os principais problemas ambientais que ocorrem em suas cidades, assim como, através de discussão, as soluções viáveis para resolve-los. “Nós tivemos 15 municípios presentes e foi extremamente proveitoso. Mesmo aparentemente parecendo um numero pequeno, a carga de experiência de cada um foi muito valiosa para o nosso trabalho”, complementa Odete Ganan. Todos os municípios presentes ou não ao encontro irão receber relatório do que foi discutido na ocasião, para que estes complementem a discussão e continuem a desenvolver o trabalho em suas localidades.

Apartir de agora, os trabalhos da Agência Ambiental irão continuar nos municípios conveniados no estado e com os que já possuem secretarias municipais de meio ambiente, procurando desenvolver a ação municipal. Serão realizados também, apartir de junho, os encontros estaduais em Goiânia, reunindo toso os municípios. Além dos encontros, a Agência Ambiental dispõe de cursos de capacitação ao servidores municipais, tanto na área de licenciamento como na área de fiscalização. “Ainda vamos estar procurando fazer um trabalho de educação ambiental, inclusive com material para poder estar facilitando aos municípios o trabalho de orientar o cidadão de como preservar o meio ambiente”, disse Odete Ganan.

O PAAI, que iniciou sua atividades em 99, possui convênios com 140 municípios e contribuiu decisivamente na implantação de 100 secretarias municipais de meio ambiente. Os convênios possibilitam, aos municípios, o desenvolvimento de alguns trabalhos da Agência Ambiental como montagem de processos e emissão de guias, agilizando o atendimento as pessoas e empresas que antes precisariam ir a Goiânia para ter acesso a estes serviços.

Nenhum comentário: