Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

segunda-feira, 22 de julho de 2002

Expo 2002 surpreende outra vez

Reportagem publicada na edição nº 661, de 2002, do Jornal Folha do Sudoeste

Realizada anualmente pelo Sindicato Rural, a Exposição Agropecuária de Rio Verde acontece este ano pela 44ª vez, de 12 a 22 de julho, no Parque de Exposições Garibaldi da Silveira Leão. As novidades estão nas atrações artísticas, exposição de animais e no rodeio, que nesta edição irá participar da 7ª etapa internacional.

O desfile abertura, no dia 13 pela manhã, irá percorrer as ruas da cidade com apresentação de máquinas agrícolas e animais que serão expostos na feira. No desfile também irão participar equipes de cavaleiros, estas passarão por julgamento para escolha da mais animada, as inscrições encontram-se abertas no Sindicato Rural, este ano espera-se a participação de 600 cavaleiros.

Mantendo a tradição de trazer grandes espetáculos ao publico, nesta edição do Evento irão se apresentar no palco do Parque de Exposições, além de vários artistas rio-verdenses, as duplas Rick e Renner, no dia 13, sábado, no domingo Teodoro e Sampaio. Já na segunda-feira sobem ao palco a dupla mais aguardada do evento, Zezé Di Camargo e Luciano, noite esta em que se espera um público recorde, já que o show será de entrada franca. Paralelamente, também será realizado o 10ª Festival de Musica Sertaneja, que acontece de 14 a 17 de julho.

Sete raças européias vão participar da mostra organizada pelo Núcleo dos Criadores de Gado Europeu do Sudoeste Goiano. Três em ranking nacional ( Brangus, Canchim e Simental), que entram no circuito das associações, juntamente com o Nelore, que reúne em Rio Verde os melhores criadores e animais do país. As outras quatro serão representadas por criadores da região: Devon, Limousin, Blonde D’aquitaine e Santa Gertrudis.

O Nelore tem sido o principal destaque da exposição, os principais criadores e expositores da raça participam todo ano do julgamento, cuja pontuação é computada no ranking nacional da Associação de Criadores de Nelore do Brasil. O alto nível de qualidade da mostra rio-verdense e o elevado padrão genético dos animais expostos projetaram o nome da cidade a nível nacional, sendo considerada hoje a terceira melhor do país. O gado Nelore é também o responsável pelos maiores negócios realizados durante o evento, tanto entre produtores, como no leilão de elite, a 10ª Noite de Gala do Nelore que ocorre na sexta-feira, dia 19 de julho, no Clube Dona Gercina.

A raça Girolando vai ocupar dois pavilhões do setor de animais do parque de exposições, com cerca de 140 animais. O grande destaque da raça é a realização do Torneio Leiteiro que acontece nas propriedades, com a pesagem do leite fiscalizada pela Agencia Rural.

Para o setor agrícola, espera-se grande número de expositores de máquinas e implementos, defensivos e sementes, que trarão suas novidades e lançamentos no setor. A Agência Rural e a Fesurv apresentarão experimentos, fruto do trabalho de pesquisa destas instituições.

A Jornada Tecnológica será realizada pela Associação de Produtores de Grãos de Rio Verde, juntamente com o Clube Amigos da Terra. Esta contará com palestras voltadas ao setor de plantio além de outras atrações.

O Banco do Brasil, através de seu estande na Feira, irá disponibilizar linhas de crédito especiais, com recursos destinados exclusivamente às negociações feitas durante a EXPO 2002. Máquinas, implementos e animais adquiridos nos leilões, pavilhões e estandes poderão ser financiados pelo banco.

De 18 a 21 de julho estará acontecendo mais uma etapa do Circuito Nacional de Rodeio durante a Exposição. A grande novidade deste ano é a realização paralela de uma etapa internacional, com pões dos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. Espera-se a presença de 15 mil pessoas por dia no evento e para atrair os melhores peões do país, a organização disponibilizará como prêmio R$ 70 mil. O Clube do Laço realizará na Exposição as provas de laço e tambor de 12 a 14 de julho e as inscrições ainda encontram-se abertas.

Bruna Fergusson Fernandes foi escolhida a Garota Rodeio 2002, em baile realizado no dia 22 de junho. Inicialmente, no dia 15, foram selecionadas, entre 38 candidatas, 12 finalistas que disputaram o título na noite do ultimo sábado.

A Garota Rodeio vai representar Rio Verde na temporada de rodeio em Barretos e na festa do Oscar do Rodeio, onde Rio Verde é mais uma vez favorita ao prêmio de Melhor Rodeio em Touros do Brasil.

Nenhum comentário: