Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Luiz Gonzaga e cultura local são os destaques do Fórum do Forró


A programação junina da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) começará com uma grande homenagem ao ‘Rei do Baião' Luiz Gonzaga, no XI Fórum do Forró, que neste ano acontece no Teatro Ateneu, nos dias 5 e 6 de junho. Em seguida, de 15 a 29 do mesmo mês, o Forró Caju, tradicional festa que encanta os sergipanos e turistas, prossegue prestando o devido reconhecimento ao "mestre" e em comum, os dois eventos irão dar atenção e espaço ao cenário musical de Sergipe. Os pontos turísticos, o folclore e os artistas da capital também fazem parte do itinerário da Marinete do Forró, que nesse ano começa a circular no dia 15 de junho e vai até o final do mês.

Organizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), o Fórum do Forró promove o debate entre artistas, pesquisadores e sociedade, sobre o ritmo musical que mais identifica o Nordeste. Desta forma, cria um ambiente de resgate da cultura regional em Aracaju, abrindo espaço de discussão e dando voz ao artista da terra, que também será agraciado por palestras, lançamento de livros, apresentação de vídeos e shows musicais.

Prestam homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, cantando no XI Fórum do Forró, os cantores Sergipanos Erivaldo de Carira, Luiz Paulo e os renomados nordestinos Genival Lacerda, Alcymar Monteiro, Trio Nordestino, Targino Gondim, João Cláudio Moreno e Chambinho do Acordeon. O Quinteto Sanfônico de Aracaju encerrará o evento com apresentação musical com canções do Rei.

Serão lançados em Sergipe dois livros que tratam da vida e obra do homenageado do Fórum, "O Rei e o Baião" de Bené Fonteles, enciclopédica obra sobre Luiz Gonzaga; e "Mestre João Silva: Prá não morrer de tristeza" de Zé Maria, contando a história da parceria entre o Rei do Baião e o compositor João Silva, ele que também virá ao Fórum dar seu depoimento. Os autores irão autografar suas obras e proferir palestras durante o evento, uma grande oportunidade para a troca de experiências entre gerações.

Para diretor de Patrimônio Cultural da Funcaju, Geraldo Krauss, o evento vai fazer um grande tributo ao maior dos nomes do forró e ao mesmo tempo, contribuir com a cultura local, transmitindo o conhecimento a quem participa. "Gostaríamos de além de trazer palestrantes que conviveram e conheceram Luiz Gonzaga, homenageá-lo com o lançamento de livros", complementa, ainda revelando que nesta edição, o local terá decoração festiva sobre os 100 anos do "Mestre Lua".

O Fórum do Forró, em 2012, troca de endereço ao deixar o Centro de Convenções de Sergipe e voltar para o Teatro Atheneu, que passava por reforma, onde poderá comportar mais participantes que na edição anterior. "Tivemos uma média diária de 300 convidados nos três dias do Fórum em 2011. No Atheneu que tem capacidade maior, cremos que este número irá aumentar consideravelmente", explica Paulo Correia, produtor e idealizador do evento que neste ano, começará a partir das 18 horas do dia 5 de junho.

Marinete do Forró
Durante o período de festas juninas, turistas e quem vive na capital, poderão percorrer um trajeto que visita os principais cartões postais de Aracaju, como os Mercados Centrais, Mirante da 13 de Julho e Alto da Colina do Santo Antônio. A Marinete do Forró é um projeto da PMA, via Funcaju, em parceria com a Viação Progresso. Além da viagem, oferece gratuitamente guia turístico explicando a história de cada local, com a animação garantida de um trio pé de serra, composto por artistas locais.

A Marinete, de 15 a 30 de julho, sai de segunda a sexta, da Orlinha da Coroa do Meio, sempre às 14h, percorre seu percurso até a Orla do Bairro Industrial, visita as atrações do Centro da cidade e termina a viagem na praça de Eventos da Orla de Atalaia. Já aos sábados e domingos, a saída é às 16h, percorrendo agora as praias de Aracaju até chegar à Orla Por do Sol, depois de uma hora retorna, com destino final do passeio também na praça de Eventos.

Forró Caju 2012
Além das atrações musicais, que fazem sucesso tocando e cantando a música nordestina em todo Brasil, bandas e músicos da capital e interior de Sergipe terão seu espaço ampliado nos palcos desta edição do evento. A preocupação da Funcaju, também organizadora da festa, foi de garantir que 70% dos artistas fossem daqui. "Teremos no mínimo sete artistas locais tocando a cada dia do Forró Caju, distribuídos entre os 3 palcos. No total serão 100 atrações do Estado, entre cantores, bandas e trios pé de serra", lembra Geraldo Krauss.

"Um evento deste porte é muito importante para o nosso município, organizamos tudo da melhor forma possível para que os turistas e os sergipanos possam curtir os 14 dias de festa na maior tranquilidade e conforto. O Forró Caju já se consagrou como um dos maiores festejos juninos do Nordeste, desta maneira gerando emprego e renda para nosso povo, além de aquecer a economia e movimentar o turismo na nossa região, pois é nesta época que Sergipe se torna um dos destinos mais procurados do Nordeste. Por isso só temos o que comemorar", destaca o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite.

O Forró Caju acontece de 15 a 29 de junho na praça dos mercados municipais Albano Franco e Thales Ferraz, no Centro de Aracaju. Para quem ainda não viu a programação completa da festa, assim como do XI Fórum de Forró e Marinete do Forró basta acessar: http://www.aracaju.se.gov.br/pdf/programacao_forroCaju2012.pdf

Nenhum comentário: