Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

sábado, 16 de junho de 2012

Marinete supera expectativas e agrada turistas


A Marinete é animada por muito
forró em todo o seu trajeto

Fotos: Ascom/Funcaju - Fernando Augusto
Maravilhados ficaram os turistas e aracajuanos que embarcaram na sexta-feira, 15, na Marinete do Forró. Parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Viação Progresso, o ônibus tipo jardineira vai levar com a animação do autêntico pé de serra, até o dia 30 de junho, os passageiros a conhecer os principais pontos turísticos da capital.

 Embalados pelo som de Robertinho dos 8 Baixos e Trio, embarcaram na Orla de Atalaia e a primeira parada foi o Mirante do bairro 13 de Julho, de onde é possível avistar a confluência do rio Poxim com o Sergipe e o desemboque deste com o mar.

A carioca Márcia Regina Fernandes
Surpresa ficou a carioca Márcia Regina Fernandes. Ao saber da Marinete do Forró, participou da viagem e não se arrependeu. “Fiquei sabendo desse ‘onibusinho’ e embarquei. É muito animada, muito gostosa a viagem que estamos fazendo”, revelou Márcia, prometendo voltar e recomendar para os amigos.  

A segunda parada da Marinete foi aos mercados municipais Thales Ferraz e Albano Franco, onde os turistas irão conhecer além do artesanato e literatura de cordel feitos em Sergipe, saberão mais do costume alimentar do aracajuano na feira mais movimentada da capital. Dali seguiram viagem para a Orla do Bairro Industrial, onde se pode ter excelente vista da Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros e conhecer o Centro de Artesanato Chica Chaves.

A Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) é quem organiza o trajeto e disponibiliza os profissionais de turismo que orientam os turistas na Marinete, que é também customizada com decoração junina. A guia Tânia Bruno conta que os turistas ficam surpresos ao descobrir que o passeio é gratuito, fator relevante para o projeto que visa tão somente mostrar os cartões postais da capital e de tabela, divulgar nossa cultura.

“Como já são 12 anos de Marinete do Forró, rapidamente os turistas ficam sabendo do serviço. Os 40 lugares logo se esgotam de tanto que é a procura”, esclarece Tânia Bruno, revelando que para o primeiro dia, foram superadas as expectativas dos passageiros que eram esperados para a Marinete.

Lúcia e seus pais Olga e José
Lúcia Tobias, funcionária pública em Belo Horizonte, já veio à Aracaju e conhecia a Marinete, gostou e dessa vez voltou acompanhada dos pais, os aposentados José Tobias e Olga Tobias. José Tobias trabalhou no ramo de turismo e estava muito contente com a animação do passeio, deixando claro que voltará à nossa capital. “A iniciativa do prefeito, em colocar esse passeio e os shows musicais, abertos ao público, é excelente, o governo está de parabéns”, complementou Lúcia.

A atração musical

Robertinho dos 8 Baixos e Trio 
ao lado da Marinete do Forró 
Robertinho dos 8 Baixos e seu Trio pé de serra vão animar a viagem todos os dias, até dia 30.  Sem perder o equilíbrio e com muita harmonia, toca sua sanfona enquanto o veículo balança e faz as curvas. A perícia do forrozeiro não é por menos, ele está desde o começo, há 12 anos, tocando na Marinete. “A gente fica muito satisfeito, orgulhoso em poder representar Aracaju culturalmente e mostrar para pessoas de todo Brasil, o nosso forró pé de serra, autêntico, que é nosso!”, declarou Robertinho, revelando que o repertório vai ser de muito Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Clemilda, mãe do sanfoneiro. 


O gaúcho Cláudio Bertami
O gaúcho Cláudio Bertami, de férias em Aracaju, também não sabia da existência da Marinete do Forró, veio à cidade por recomendação de amigos e está adorando às férias na capital. Para ele, agradou muito o som de Robertinho. “Gonzagão está sendo reverenciado à altura!” exclamou Cláudio, aposentado que pretende, repetir a viagem no outro roteiro que o passeio fará até a Orla Pôr do Sol.

O trajeto
De segunda a sexta-feira, até o dia 30 de junho, a Marinete do Forró parte, às 14 horas, da Orlinha da Coroa do Meio, percorre a Orla da Atalaia até o final da Passarela do Caranguejo recolhendo os turistas. Segue pela avenida Beira Mar até o Mirante da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho onde faz uma pequena parada e segue até os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz para mais visitas.

Dalí parte para a Orla do Bairro industrial, onde visitam o Centro de Artesanato Chica Chaves. A próxima parada é no Mirante da Colina de Santo Antônio. Depois vão para a praça Olímpio Campos, onde os turistas conhecem a feirinha, o Centro de Turismo, o Museu do Artesanato, a Catedral Metropolitana e a Galeria de Arte Álvaro Santos. Retornam então direto para o ponto de partida, trajeto com direito à vista panorâmica à Ponte do Imperador e o novíssimo Museu da Gente Sergipana.

Nos sábados e domingos, a Marinete do Forró toma outro ‘rumo’ e horário de saída. Parte também da Orlinha ás 16h, seguindo pela rodovia José Sarney, passa na avenida Doutor José Domingos Maia e segue pela Rodovia dos Náufragos, até chegar na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju.

Nenhum comentário: