Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Novos talentos fazem o Projeto Freguesia deste fim de semana


Neste fim de semana, o Projeto Freguesia, organizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) tem programação eclética e abre espaço para novos talentos. Na Feira de Aratipe, Orla da Atalaia, Francis Souza toca e canta MPB, neste sábado, 21, a partir das 20h. Domingo, a partir das 18h, tem o som alternativo dos Lêmures, na feira da Praça Tobias Barreto, bairro São José. Ambas as feiras, oferecem tradicionalmente aos seus “fregueses”, comidas típicas e artesanato.

Os artistas
Baiano de Ilhéus, Francis Souza é multi-instrumentista e cantor. Tão variado quanto suas funções artísticas é o repertório que geralmente apresenta em seus shows. “Músico que é músico da noite tem que se adaptar”, declara ele, em referência aos novos ritmos, que se esmera em aprender e satisfazer os pedidos de seus expectadores. Começou cedo na música, fazendo cover de Legião Urbana e posteriormente samba de raiz, em formações que tiveram sucesso em sua terra natal. Apresenta-se no sábado, acompanhado do percussionista Renan e o baixista Miguel. Promete muita MPB, com ênfase nos autores nordestinos, principalmente no jeito excêntrico de fazer música dos seus conterrâneos.

Vencedores das categorias “melhor música” e “melhor interprete” com a canção “Aos teus poréns”, no Festival da Aperipê de 2011, os Lêmures ainda vão completam um ano de formação em agosto. Tanta precocidade mostra o talento de Igor Bacelar e Allysson Thierry nas guitarras, Neyzinho no baixo, o baterista Angelo Linhares, e Josué Felipe Maia cantando. Fazem um som alternativo e experimental, viajando do rock até chegar na bossa nova, passando por diversos outros estilos e vertentes. Os novatos já participaram de coletâneas da Plataforma de divulgação Zamus e no disco do carioca Löis Lancaster. Recentemente, conquistaram a classificação no Festival intercultural da América do Sul, com possibilidade de ir tocar na Argentina.

O palco
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio do trabalho conjunto da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) e a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), realiza o Projeto Freguesia, introduzindo atividades culturais ao ambiente das feiras de comidas típicas e artesanato da capital. A iniciativa visa agregar maior público e renda aos feirantes, além de criar atrativos de lazer para turistas e aracajuanos.

Nenhum comentário: