Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Funcaju leva cultura à Semana Nacional de Trânsito

Projeto Rua Viva (Fotos: Ascom/Funcaju)

De 18 a 25 de setembro, acontecem atividades em todo Estado referentes à Semana Nacional de Trânsito (SNT). A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), realiza na praça General Valadão, desde terça, 18, até esta sexta-feira, 21, o Projeto Rua Viva. Já no sábado, 22, acontece a Rua do Lazer, na Orlinha do Bairro Industrial. Nos dois eventos, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), participa com oficinas de arte, aulas de música e apresentações culturais.

Quem visitar as instalações montadas pelos órgãos da PMA na praça General Valadão, que funcionarão das 8h às 17h, além de atentar-se sobre os problemas que envolvem a segurança no trânsito e receber orientações sobre prevenção de acidentes, poderá participar de atividades culturais gratuitas realizadas pela Funcaju. 

Oficinas da Escola de Artes Valdice Teles
estão na Rua Viva
Os professores e alunos da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, uma das unidades da Fundação, promovem no local, oficinas de artesanato e pintura, aulas de percussão, sanfona, violão, teatro e folclore. Simultaneamente, acontecerão também apresentações de teatro e folclore, envolvendo os mesmos artistas. Essas atividades fazem parte do Projeto Rua Viva, realizado pela PMA.

Segundo a professora de artesanato, Suely Ribeiro, cerca de 200 pessoas já passaram pelo local. “Ensinamos como o artesanato sergipano é rico e fácil de fazer. A maioria das pessoas pensa que é difícil e praticando percebe que pode fazer daquilo uma fonte de renda. Muitas mulheres que visitaram a Rua Viva vão se matricular na Valdice Teles para se aperfeiçoar”, comentou Suely.

O comerciante Douglas Sales dos Santos destacou o aumento nas vendas. “Com a rua mais tranquila, os clientes param e olham com mais atenção. Nos dias normais, eles estão preocupados em atravessar com segurança e andar atento na calçada que é estreita. Em dez anos trabalhando nesse ponto, essa é a época que mais estou vendendo”, disse.

A dona de casa Hortência do Nascimento elogiou a facilidade para os pedestres e também participou de uma das ações. “Ficou diferente, passo por aqui todos os dias e a melhora para os pedestres de transitar é visível. Além da beleza das plantas, que embelezam o Centro da cidade, aprendi a fazer chaveiros e bonecas”, contou.

No sábado, 22, dentro da SNT, acontece o projeto Rua do Lazer, na Orlinha do Bairro Industrial. Também das 8h às 17h, a Funcaju estará presente com suas oficinas de arte, aulas de música, apresentações de teatro e folclore.

Para Geraldo Krauss, coordenador de Patrimônio Cultural da Funcaju, além de contribuir com a ação conjunta das instituições ligadas à PMA, levando cultura aos que visitam os projetos, é uma oportunidade para a Fundação mostrar à sociedade uma de suas principais atividades.

Professores da Valdice Teles
dando aula de percussão
“A nossa participação no Rua Viva e Rua do Lazer, vai servir para mostrar o que temos nas unidades da Funcaju, no caso da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, que oferece vários cursos e oficinas de arte e cultura, muitos deles gratuitos, mas algumas pessoas nem sabem que existe”, comentou Geraldo.

Projeto Rua Viva
Até esta sexta-feira, 21, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e a Funcaju, estarão reunidos na praça General Valadão, Centro de Aracaju, expondo suas atividades ligadas à prevenção de acidentes de trânsito, saúde, meio ambiente e cultura, fazendo parte das ações desses órgãos durante a SNT. O evento acontece de 8h às 17h.

Projeto Rua do Lazer
Às atividades realizadas durante o projeto Rua Viva, transferem-se para a Orlinha do Bairro Industrial, do sábado, 21. O Dia Mundial Sem Carro, que integra a SNT, é a motivação para realização do projeto, que também contará com atividades voltadas ao incentivo do uso da bicicleta, como meio de transporte, lazer e prevenção da saúde. As atividades também acontecerão das 8h às 17h.

Semana Nacional de Trânsito
Idealizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem a intenção de promover atividades nas ruas e estradas de todo Brasil, visando a conscientização dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, dos riscos eminentes no uso vias de tráfego de maneira irresponsável.

Neste ano, no dia 21 de setembro, também acontece o Dia Mundial Sem Carro, como parte da SNT, que tem como intuito promover o uso de alternativas ao automóvel individual, opção que cada vez mais cresce e congestiona as vias do país, sem contar com o aumento dos gases tóxicos emitidos por estes veículos ao ar que respiramos.

Nenhum comentário: