Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Projeto Freguesia traz representantes da nova MPB

Imagem: Ascom/Funcaju

As Feiras Livres de Cultura e Arte Popular, realizadas semanalmente pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), recebem dois cantores da nova MPB levados pelo Projeto Freguesia, da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). Sábado, 29, tem apresentação de Beto Carvalho, na Feira de Aratipe, Orla da Atalaia, a partir das 20h. Domingo, 30, é a vez de Héloa cantar para o público da feira da praça Tobias Barreto, bairro São José, a partir das 18h.

Beto Carvalho há 15 anos começou sua carreira como intérprete e compositor do que considera a Nova MPB. Seu repertório conta com composições próprias e parcerias que faz com os colegas de palco sergipanos. Em 2011, com Anabel Vieira, musicou a poesia de Diomedes Santos, trabalho que gerou um livro-disco. Cantando, tocando violão e percussão, fez presença em festivais de música de Sergipe, Chapada dos Guimarães-MT e em Mauá-SP, onde arrebatou o prêmio de Destaque Popular, com a canção “Eu e meu jegue comendo rapadura diet”. Atualmente, ele trabalha na produção do seu disco infantil “Minha caixa de lápis de cor”, acompanhado da cantora mirim Kaluaná, ela que vai dar uma palhinha na apresentação de Beto neste sábado, na Feira de Aratipe.

Música contemporânea é como chama o trabalho que faz Héloa, atração deste domingo, 30, do Projeto Freguesia, na praça Tobias Barreto. Ela canta e é inspirada por ritmos como afrobeat, reggae, blues e o trabalho de artistas como Céu, Tulipa Ruiz e Andreia Dias. Esta última participa na faixa “Saia desse corpo”, que faz parte do EP que Héloa pretende lançar até novembro. O disco ainda conta com as canções “Desejo estéril” e “Solta”, finalista do Festival de Música da Fundação Aperipê deste ano. Ela promete mostrar o novo trabalho fonográfico, além de uma releitura de sucessos do universo musical brega, com ritmos sergipanos e até a influência do carimbó paraense.

O Projeto Freguesia
No Freguesia, a Funcaju leva cultura às Feiras Livres de Cultura e Arte Popular da PMA, organizadas pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). A iniciativa prioriza a geração de renda aos pequenos empreendedores e artesãos que comercializam nesses espaços. O turismo também é foco do projeto, criando mais esse destino para as compras, alimentação com comidas típicas e entretenimento aos visitantes.

O projeto também é um espaço aberto, para cena cultural de Aracaju mostrar sua arte. De forma que os artistas poderão procurar a Coordenação de Cultura da Funcaju e inscreverem-se no Freguesia. Maiores informações, pelo telefone (79) 3179-3695, ou diretamente na sede da Funcaju, à rua Estância, nº 39, Centro.

Nenhum comentário: