Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ritmos africanos do Afoxé Dipreto encantam no Freguesia


A sonoridade dos tambores africanos, o canto e a dança característica da cultura negra estarão representados no espetáculo do Grupo Afoxé Dipreto, neste domingo (11), na feira da praça Tobias Barreto do bairro São José, às 18h. A apresentação faz parte do Projeto Freguesia, realizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Aracaju (Funcaju) nas Feiras Livres de Arte e Cultura Popular.

Sob forte influência das manifestações culturais e religiosas africanas, principalmente do Candomblé, o Afoxé Dipreto é a atração deste fim de semana no Projeto Freguesia.  Inspiraram o surgimento do grupo, os afoxés baianos Filhos de Gandhi e Ilê Aiê, como resultado dessa identificação foi chamado a participar do Carnaval de Salvador deste ano e já se prepara para repetir a dose na festa de 2013, coincidindo com lançamento do primeiro disco autoral do grupo.

O Afoxé, formado em 2007, tem como músicos instrumentistas, que ao mesmo tempo são cantores: Allan de D´Xangó, Bel D´Inhansã, Marcelo de D´Omolú, Rafael D´Baru, Dimbo D´Xangô, Rafael de D´Ogum, Gleidson, Alisson D´Odé e Lívia Aquino. Já a beleza negra, representada pela expressão corporal da dança, fica a cargo de Inha, Michele Pereira e Ritos.

Em decorrência de evento festivo particular, a se realizar na Orla da Atalaia neste sábado (10), não ocorrerá a tradicional apresentação artística do Projeto Freguesia, durante a Feira de Aratipe. Próximo sábado (17), a programação segue normalmente, com o show de MPB do cantor Marcel Lima.

Projeto freguesia
As Feiras Livres de Arte e Cultura Popular são realizadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), com a função de abrir espaço para artesãos e quituteiros comercializarem seu trabalho, visando os visitantes locais e também os turistas que visitam a nossa capital. Na intenção de atrair ainda mais frequentadores às feiras, a Funcaju contribui realizando paralelamente o Projeto Freguesia, em que leva apresentações de artistas locais para proporcionar a descontração ao ambiente.

Nenhum comentário: