Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cohidro canequisa-se pela sustentabilidade ambiental


Foto: Felipe Coringa
Dentro das atividades comemorativas, pelos 30 anos de fundação da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), todos os servidores da Empresa foram presenteados uma caneca personalizada, com o logotipo comemorativo de aniversário. Aproveitando da funcionalidade do brinde, foi lançada, nesta terça-feira, 17, a campanha interna “Caneque-se”, incentivando a substituição dos copos descartáveis, durante o expediente, pelo recipiente de louça, que é reutilizável.

Para a Assessora de Comunicação da Cohidro, Gleice Queiroz, a intenção inicial foi oferecer aos colaboradores uma lembrança, pelos 30 anos da Empresa, durável e funcional, que pusesse ser utilizada no dia a dia das pessoas. “Mas a ideia inicial foi incrementada, ao surgir a possibilidade de conciliar a praticidade da caneca de louça, de fácil lavagem, com a substituição dos copos descartáveis de plástico, que prejudicam o meio ambiente ao serem produzidos e quando descartados, levando vários anos para serem decompostos”, comenta Gleice.

Segundo o portal Ecycle.com.br, um copo descartável abandonado à natureza, mesmo em um lixão ou aterro sanitário, vai levar cerca de 100 anos para que o plástico se degenere e seja absorvido pelo solo. Durante todo esse tempo, o material estará sujando e contaminando, com seus compostos químicos, o meio ambiente.

O portal ainda revela que durante o processo de fabricação dos copos plásticos, são emitidas grandes quantidades de Dióxido de carbono (CO²) e outros gases, todos eles responsáveis pela elevação do aquecimento global. Isso sem contar com o CO² lançado pelos escapamentos dos veículos que transportam os copinhos e com a água utilizada pela indústria de plástico, que será sempre superior à consumida para lavar um recipiente reutilizável, como uma caneca.

Gleice Queiroz comenta ainda que o Canequise-se surgiu no Sebrae do Mato Grosso do Sul, onde a mesma iniciativa foi lançada e atingindo grande sucesso entre os funcionários do Organização. “Inclusive lá está sendo ampliada a campanha também às micro e pequenas empresas assistidas pelo Sebrae no Estado, para que esses parceiros utilizem essa ação como um diferencial de competitividade no mercado, que cada vez mais dá prioridade às empresas verdes”, concluiu.

O auxiliar administrativo da Cohidro, José Augusto Santana, já cultivava o hábito de beber água em uma garrafa pet que conservava no refrigerador, assim evitando os copos descartáveis para este fim, durante seu expediente de trabalho. “Já que temos a caneca, vamos evitar o uso do copo descartável, que ela já serve para tomar a água e o cafezinho. Quanto menos copo descartável usarmos, mais vamos colaborar com economia para Empresa e estaremos contribuindo com meio ambiente, pois são décadas e mais décadas para que esse copinho se desfaça na natureza”, dá o recado.

Para o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, é fundamental que a Companhia, sendo uma empresa que lida diretamente com a administração de recursos naturais não renováveis, dê o bom exemplo. “Não podemos só pensar na redução de custos que uma campanha desse nível pode trazer à Cohidro, isso ainda é pouco diante da importância que é contribuir para preservação do meio ambiente, com a redução dos danos causados pelo efeito estufa. Estamos lançando aqui uma semente, visando conquistar o patamar de uma Companhia com ações sustentáveis e ecologicamente correta”, finalizou.

Nenhum comentário: