Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinemail

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cohidro comemora 30 anos ao lado de parceiros e colaboradores

Os parabéns à Cohidro (Fotos: Felipe Coringa)

Agricultores irrigantes, servidores e autoridades sergipanas dos poderes executivo e legislativo, compareceram à sede da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), em Aracaju, nesta sexta-feira, 12, para celebrar os 30 anos da Empresa. A cerimônia oficial, onde foram apresentados os mais recentes investimentos governamentais na Estatal, foi seguida de almoço festivo, embalado por apresentação musical com grupo Renovação do Choro.

Ecofeira Cohidro
Os irrigantes, os piscicultores, campesinos beneficiados pelo fornecimento de água e assistência técnica da Companhia, tiveram sua participação na festa ao fornecer uma amostra do que eles produzem a partir da cooperação da Cohidro. As barraquinhas expuseram uma grande variedade de alimentos, mostrando todo potencial que a assistência hídrica é capaz de desenvolver.

Doação ao SAME
Todos alimentos arrecadados com os parceiros da Empresa, foram posteriormente doados para o Serviço de Assistência à Mendicância (SAME), que desenvolve um trabalho de auxilio às populações mais necessitadas a mais de 60 anos, em especial, com os idosos de Aracaju. Piscicultor e presidente da Associação de Criadores de Peixes da Barragem de Campo do Brito (Aspebrito), José Venceslau, forneceu tilápias, criadas em tanques-rede na barragem do Perímetro Irrigado Poção da Ribeira, da Cohidro.

José Venceslau
"A doação que fiz é uma forma de mostrar o trabalho que a gente vem desenvolvendo na piscicultura no estado de Sergipe. Dentre os órgão que nos dão apoio na produção, a Cohidro está na frente, pois é ela que dá todo incentivo e é quem administra a barragem do Perímetro. Nada mais justo a gente trazer o peixe para o povo conhecer e saber das ações da Cohidro", relatou José Venceslau. Para o piscicultor, sem a barragem, a assistência técnica e a intermediação, junto às instituições de crédito, da Cohidro, ele não estaria hoje criando peixes.

José dos Santos Souza
José dos Santos Souza é irrigante também pelo Perímetro da Ribeira, em Itabaiana. Ele destaca o potencial agrícola de sua região, capaz de fornecer alimentos até para estados vizinhos, graças ao apoio dado pela Cohidro. "A Cohidro fez tudo de bom para gente, fornecendo condições de trabalho e oportunidade de plantar. Depois da Cohidro, para o produtor melhorou 100%, na condição de emprego e na produção de alimentos que saem de Itabaiana para Salvador e cidades de Pernambuco e Alagoas", comentou ele que, em sua propriedade, gera renda para três famílias, plantando quiabo, alface, coentro, cebolinha, milho verde e bata-doce.

Servidores da Cohidro
Outro produtor e representante classista que prestigiou a cerimônia dos 30 anos da Cohidro, foi o presidente da Associação dos Produtores do Perímetro Irrigado Piauí (Appip), Antônio Cirilo de Amorim. O irrigante, do município de Lagarto, tem o que comemorar nesta data, pois segundo ele a Companhia representa muito na vida e no sustendo das famílias de sua comunidade. "A Cohidro dá toda a sustentabilidade no perímetro irrigado, que a gente agradece, primeiramente à Deus, em segundo à Cohidro, por ele existir. No futuro, esperamos que a Companhia venha ampliar seu campo de trabalho e possa beneficiar ainda mais pessoas dentro da agricultura familiar", afirmou.

Prefeito Dilson de Agripino
A festividade contou também com a participação de prefeitos dos municípios sergipanos onde, ao longo destas 3 décadas, a Cohidro atuou em 73 dos 75 que compõem o Estado, seja na perfuração de poços, fornecendo irrigação, projetos de piscicultura, reforma e construção de barragens ou na instalação de kits de energia solar. Representando a classe, discursou no evento o prefeito Dilson de Agripino, de Tobias Barreto. Na localidade está situado o Perímetro Irrigado Jabiberi, onde funciona, desde 2010, o programa "Balde Cheio", parceria da Cohidro com o Sebrae em benefício da produção de leite.

"A presidente Dilma está aproximando à União dos prefeitos, o governador Marcelo Déda aproximou o Estado às prefeituras, levando várias obras em seu governo passado, neste governo e assim descentralizou as economias. Da mesma forma a Cohidro aproximou o homem e a mulher do campo do Norte ao Sul, do Leste ao Oeste, ao Governo do Estado e a Secretaria da Agricultura do Estado, assim como a Cohidro, sempre estão de portas abertas para nos receber". Declarou Dilson de Agripino, parabenizando a Companhia pelos seus 30 anos, em nome de todos os prefeitos.

Deputado estadual João Daniel
Representando a Assembléia Legislativa, falou aos convidados da cerimônia o deputado estadual João Daniel. Ele destacou a importância da agricultura familiar para a economia brasileira, responsável por 70% da produção de alimentos no país. "O Estado precisa de empresas públicas fortes, que implementem políticas públicas importantes. A irrigação da pequena agricultura, nos perímetros irrigados é de fundamental importância para economia do Estado de Sergipe. Estão de parabéns todos os funcionários da Cohidro. Quero dizer ao Mardoqueu, nosso presidente, que nós estamos ajudando, com a bancada do Governo, para que possamos ter mais funcionários na Cohidro, através de concursos, que serão fundamentais não só na reestruturação dos atuais, como na criação de novos perímetros", pronunciou.

O secretário José Macedo Sobral
Aliado também da Companhia no Governo e que tem pleiteado nas esferas federal e estadual recursos para a Cohidro, é o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), José Macedo Sobral. "Está muito prestigiado o aniversário da Cohidro, é importante que os funcionários veja a importância que o Estado e a municipalidade dá à Companhia, tanto que vemos a necessidade de renovar, de refazer, mas não só maquinas, mas de renovar o dimensionamento da Companhia, o público alvo à quem de fato ela atende e como ela precisa atender", discursou, reiterando o posicionamento do governador Marcelo Déda, de ampliar e revitalizar o atendimento feito pela Cohidro.

Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro
Mardoqueu Bodano, presidente da Cohidro, além de listar as ações atualmente desenvolvidas pela Companhia, que englobam investimentos na ordem de R$ 46 milhões, deu seu testemunho à época que assumiu este cargo. "Quando o governador Marcelo Déda me escolheu para essa função, ele me disse para dar dignidade de vida ao homem do campo, aqueles que estão longe das cidades, esperando que alguém faça algo por eles, porque haveria, em contrapartida, investimentos na Cohidro. Sei que mesmo ele não podendo estar aqui, devido ao seu estado de saúde, ele sabe que a Companhia é capaz de desempenhar esse papel em que acreditou ao me designar diretor presidente da Cohidro", concluiu agradecendo o apoio da Petrobras e da Secretaria de Comunicação do Estado de Sergipe (Secom) por contribuir para a realização deste evento. 

Presenças
O presidente Mardoqueu fez questão ainda de agradecer, um a um, à todas autoridades presentes à solenidade comemorativa dos 30 anos da Cohidro, à listar, além dos já citados, os prefeitos sergipanos Diogo Machado (Carira), Naldinha da Farmácia (Canhoba), Candida Leite (Riachuelo), Elayne de Dede (Malhador), Jean (Boquim), Gracinha (Itaporanga D'ajuda), Airton Martins (Barra dos Coqueiros) e Heleno Silva (Canindé de São Francisco); os secretários de agricultura municipais Suanir Neto (Salgado), Heráclito Oliveira (Canindé de São Francisco), Diego Cardoso (Maruim), Adinelço Vidal dos Santos (Tobias Barreto) e Alberto Monte Guimarães (São Francisco); a secretária de Meio Ambiente de Salgado, Maria Aparecida; o presidente da Emdagro, Jeferson Feitosa; o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal De Agricultura no Estado de Sergipe, Carlos Augusto Leal; o secretário de Esporte e Lazer de Carmópolis, Wilton Torres, o vereador de Aracaju, Jonny Marcos e a empresária Rita Campos, da Construtora Imperial.

Nenhum comentário: